26 janeiro 2011

Arranha-céus de Nova Iorque desligam luzes à noite para não desorientar aves migratórias

Cada vez mais arranha-céus nova-iorquinos estão a desligar as suas luzes à noite para ajudar a reduzir o número de pássaros que embatem contra os edifícios mais altos.
O Empire State e a Chrysler estão entre os edifícios que vão apagar as luzes, de acordo com a BBC online. Estima-se que 90 mil pássaros morram na cidade ao embaterem nos vidros dos edifícios.Os organizadores desta iniciativa anual, que vai na quinta edição, afirmam que as luzes brilhantes desorientam as aves migratórias e contrariam os seus instintos de navegação naturais.A NYC Audubon, um grupo que trabalha para proteger pássaros selvagens e os seus habitats quando estão nas cidades, está a apelar aos proprietários e aos inquilinos nos edifícios mais altos para desligarem as luzes dos andares desocupados e dos espaços que não são utilizados a partir da meia noite e até de madrugada.

A organização está também a pedir aos trabalhadores nocturnos para trabalharem com as persianas das janelas fechadas ou para usarem candeeiros de mesa em vez de ligarem as luzes centrais.
Um projecto semelhante em Toronto, no Canadá, concluiu que “na América do Norte morrem mais aves por colisões a cada ano do que as que morreram no derrame de crude da plataforma Exxon Valdez”, que matou mais de 250 mil aves.
A NYC Audubon também refere os resultados de um estudo do Chicago’s Field Museum, que mostra que o número de aves mortas por embaterem contra os edifícios durante a noite caiu 83 por cento quando as luzes estão desligadas. Durante a época de migração das aves, 30 voluntários vão patrulhar vários edifícios durante a noite.

Sem comentários:

Enviar um comentário